Thursday, November 30, 2006

O Iluminismo





O Iluminismo, ou esclarecimento, foi um movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado "século das luzes") que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo.
Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta porém gradual influência nos países católicos.

O iluminismo também foi um movimento cultural que tendo começado na Inglaterra e na Holanda, mais tarde se estendeu por todo o Mundo Ocidental, sem excluir a Rússia.



Esta obra está carregada de simbolismos: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo).

O nome explica-se porque os filósofos da época , de certo modo, um pensamento herdeiro da tradição do Renascimento e do Humanismo por defender a valorização do Homem e da Razão. Os iluministas acreditavam que a Razão seria a explicação para todas as coisas no universo, e se contrapunham à fé.

Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos.

O Iluminismo foi um movimento influente nas zonas onde a influência católica foi menos intensa. É no Reino Unido que figuras como David Hume, Edward, Gibbon ou Adam Smitsh dispõem da liberdade de expressão que lhes permite desenvolver o seu pensamento sem o controle que a igreja católica exercia nas sociedades espanhola ou portuguesa dessa época.

O iluminismo em Portugal - António Sanches

António Nunes Ribeiro Sanches, médico, filósofo e pedagogo, pertence ao número dos intelectuais portugueses que exerceram a sua actividade no estrangeiro, de onde a comum designação de «estrangeirado». De imediato ressalta, nos seus textos, o firme e generoso propósito de intervir na reforma da cultura filosófica e científica do seu país.

Este por sua vez tem muitos Estatutos da Universidade de Coimbra (1772), sobretudo no capítulo dedicado ao curso de Medicina e aos assuntos pedagógicos em geral. Referimo-nos ao Método para aprender e estudar a Medicina (1763) e às Cartas sobre a educação da mocidade (1760).

Esse é, aliás, um denominador comum às duas obras: a laicização do ensino e da sociedade em geral, a par da espiritualização da acção da Igreja, objectivo onde se lê, com clareza, a defesa da doutrina regalista, que animava a filosofia e a política do Marquês de Pombal e dos seus mais próximos colaboradores.

Estrangeirados

Alguns "estrangeirados", como um português que activamente se empenhou nesta tentativa de regeneração do país foi Luís António Verney, autor do Verdadeiro Método de Estuda, base da política educativa reformista. Gusmão, Jacob de Castro Sanches, entre outros estrangeirados célebres foram grandes Estrangeirados em Portugal.



Sebastião José de Carvalho de Melo


Nobre estadista português., Marquês de Pombal ou Conde de Oeiras,nasceu a 13 de Maio de 1782.

Sebastião José de Carvalho e Melo , viveu alguns anos na Áustria e Inglaterra era ele própriomencionar também os nomes de Luís da Cunha, Alexandre de Sarmento e António Nunes Ribeiro.

Foi Secretário de Estado do Reino (Primeiro-Ministro) do Rei D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Representante do Despostismo iluminado em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social.

Luís da Cunha

Luís da Cunha nasceu em 1662 e morreu em Outubro de 1749.O mata português,que serviu o rei D.Afonso V. Foi comendador da ordem de cristo, arcediago da Sé de Èvora. Pertenceu também à Academia Real da História. Este também foi muito Importante para a época.


Luís da Cunha frequentou a Universidade de Coimbra, onde se formou em Cânones. Entrou depois na carreira diplomática, sendo nomeado enviado extraordinário a Londres. Em 1712, Luís da Cunha, juntamente com o conde de Tarouca, representou com mérito os interesses portugueses em Utreque, no congresso que tinha como finalidade pôr fim àquele conflito.

A Academia das Ciências

A Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição portuguesa científica de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à actividade de investigação científica e de divulgação da cultura portuguesa.

A academia das Ciências de Lisboa foi fundada pela Rainha Dona Maria I em 24 de Dezembro de 1779 em pleno iluminismo. A denominação inicial foi a de Academia Real das Ciências de Lisboa, que se manteve até à implantação da república. Esta Academia era formada por três classes (Ciências Naturais, Ciências Exactas e Belas-Letras).

A Classe de Ciências é constituída pelas secções de Ciências Aplicadas e História das Ciências, Ciências Médicas, Ciências Naturais, Física, Matemática e Química. A Classe de Letras englobas as secções de Direito e Sociologia, Economia Política, Estudos Literários e Linguísticos, Filosofia e Pedagogia, História e Geografia e Literatura.

Imagens- Legenda

Imagem1- Alguns objectos k marcaram o iluminismo. http://www.freemasons-freemasonry.com/melSCbw.gif

Imagem 2-John Locke, um dos grandes homens do iluminismo.Foi filósofo inglês, que é considerado o representante principal do empirismo naquele país, e ideólogo do liberalismo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:John_Locke.jpg

Imagem 3-Imagem marcante do iluminismo. Foi desenhado por Charles-Nicolas Cochin e ornamentado (engraved) por Bonaventure-Louis Prévost. Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duas outras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo

Imagem4-Marquês de Pombal, um grande homem para o iluminismo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Marques_Pombal.JPG

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Encyclopedie_frontispice_full_473px.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:John_Locke.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Marques_Pombal.JPG

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Flag_of_Portugal.svg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebastião_José_de_Carvalho_e_Melo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luís_da_Cunha

-Dicionário de Literatura,1º volume, 3ªa edição, editora: Figueirinhas/Porto.Serrão, Joaquim Veríssimo, História de Portugal [1495-1580], 1ª edição: Setembro de 1978, Editorial Verbo;

-Enciclopédia Luso Brasileira de Cultura, Vol. 6, Edição Século XXI, Editorial Verbo.LELLO UNIVERSAL, VOL. 1, Edição de 1993, Porto, LELLO & IRMÃO EDITORES;

0 Comments:

Post a Comment

<< Home